sábado, 2 de janeiro de 2010

Ano novo pelo mundo


(Imagem Mauricio de Souza disponível no Google)

Eu sei que já passou o ano novo, mas acredito que ainda caiba no  nosso repertório essa reportagem que encontrei no site Ciencia Hoje das Crianças,(http://chc.cienciahoje.uol.com.br/) que  é bem interessante.
O artigo trata de como  alguns povos do mundo comemoram o ano novo. Sentiu curiosidade?
Então vamos descobrir como?
Preparados para começar a viagem? Então vamos lá!

"Em países como o Brasil, que seguem o chamado calendário gregoriano, 31 de dezembro representa o último dia do ano e, por isso, há muita festa e expectativas. Afinal, as pessoas sempre desejam que o ano que está por vir seja melhor do que o anterior. Para isso, cada cultura desenvolveu tradições e superstições que são seguidas na noite do dia 31. Então, que tal conhecer algumas?

Segundo a pesquisadora Rúbia Lóssio, da Fundação Joaquim Nabuco, as pessoas que vivem na costa noroeste dos Estados Unidos, por exemplo, têm o hábito de comer salmão para atrair coisas boas no próximo ano.

Os norte-americanos também costumam preparar um bolo redondo, em formato de anel, chamado de Bolo de São Basílio ou Bolo de Reis. Antes de servi-lo, corta-se sua porção central com um copo, que é oferecida ao santo. Conforme diz a tradição, somente a dona da casa pode fazê-lo e, quando for levá-lo ao forno, deve estar usando suas melhores roupas e jóias. Dentro dessa massa, são colocadas moedas e outros pequenos objetos. Aqueles que os encontrarem em seus pedaços terão sorte o ano todo.

Já na Irlanda, Rúbia diz que as pessoas costumam realizar na véspera do ano novo a “Noite dos Grandes Pratos”. Nessa ocasião, os irlandeses costumam comer bastante, pois isso significa, para eles, que a despensa ficará cheia o ano inteiro. Eles também se deliciam com um bolo embebido em licor e recheado com especiarias e uvas-passas, o Barm Brack. Segundo manda a tradição, após ser mordido três vezes pelo dono da casa, um pedaço é arremessado contra a porta principal. Para os irlandeses, isso afastaria a fome daquela família durante todo o próximo ano.

Porém, existem países que não comemoram o ano novo no dia 31 de dezembro, pois seguem outros calendários, diferentes do gregoriano. No Vietnã, por exemplo, o ano novo é celebrado no dia 10 de fevereiro. Nessa data, é costume ir à igreja de manhã, onde se come um bolo especial feito de arroz, feijão e carne de porco. Meia hora depois, são distribuídos os “envelopes vermelhos” para as crianças, cada um contendo dez ou vinte dólares.

A China é outro país onde o ano novo acontece em data diferente, sendo comemorado entre os meses de janeiro e fevereiro. Durante esse tempo, as pessoas costumam seguir diversos rituais. Um deles é limpar suas casas para expulsar os maus espíritos e pintá-las para que pareçam novas.

Os chineses também compram roupas e se desfazem das velhas. Isso porque acreditam que tudo o que é antigo deve ser deixado para trás, inclusive as roupas. Na véspera do ano novo, são feitos grandes jantares em família, compostos por gambás – que representam a felicidade e uma vida longa –, galinhas – símbolo da prosperidade – e ostras secas com algas, que evocam, segundo a tradição, bastante dinheiro e tranqüilidade.

E você? Como celebra a sua noite de ano novo? Segue alguma tradição especial? Seja qual for o país, uma coisa é certa: o ano novo, assim como o Natal, é uma ótima ocasião para se estar junto das pessoas de que se gosta, principalmente na hora da ceia!"

Por: Andressa Spata, Instituto Ciência Hoje/RJ

Publicado em 27/12/2007
Aualizado em 16/12/2009

3 comentários:

Denise Guerra disse...

Oi querida, tudo bem?! Vim ver seu mágico espaço e convidá-la a conhecer um novo blog que estou iniciando devagar. Ele trata de cultura popular. nós que trabalhamos com a Educação não temos como fugir dos encantamentos do nosso folclore e da nossa cultura popular. Passe lá quando puder. Bjs! Denise Guerra. http://ecosdaculturapopular.blogspot.com

Denise Guerra disse...

A propósito, peguei seu link-me e coloquei no meu blog Ecos da Cultura Popular e não abriu, se puder ver isso te agradeço. Bjs!

Diario da Fafi disse...

Ok . querida, Vc pode tudo!
Beijos