sábado, 10 de janeiro de 2009

Descobrindo as palavras


Essa história eu fiz há um tempão, acho que meu filho mais velho devia ter uns dois aninhos, hoje ele tem quinze.

Desde desde pequena, e ainda hoje, depois de crescida, não perdi a mania de escrever muito em vários cadernos e folhas avulsas, apesar do computador.

Eu tinha feito essa história à mão e a perdi no Mundo do Papel da Fafi.

Pois é eu tenho um mundo de Papel só pra mim: São mili e um cadernos, agendas do tempo de ronca, diários, receitas, reportagem de jornal,desenhos e poesia em pedacinhos de guardanapo, extratos bancários,textos pedagógicos, revistas lidas e nunca lidas, filepetas, anúncio de todos os tipos.Tudo guardado em caixas e mili e uma pastas!

Ufa!

Vou guardando tudo e enfiando no Mundo do Papel da Fafi.

Quando chove e não tenho nada pra fazer, cruzo minhas perninhas e com calma, vou entrando nesse mundo, cheio de surpresas conhecidas e esquecidas.

Foi lá que eu achei esse manuscrito. Mexi um pouquinho aqui e ali e resolvi mostrar pra vocês. Espero que gostem!!

DESCOBRINDO AS PALAVRAS


Quando uma criança nasce
Ela não sabe dizer palavras.
Mas nem por isso
Deixa de se expressar.

Quando a criança aprende
Que as palavras ajudam a se
Comunicar! Que alegria!
Que grande animação!

Na festa da descoberta,
começam as invenções.

São invencionices bem malucas!
Umas maluquices de palavras!

Os verbos ficam de cabeça para baixo
Eu pido, eu precuro,eu píntio...

E olha que imaginação!
fósculo é fósforo!
E óculos vira ósculo!


Já dona de sua palavra,
a criança vai descobrindo que
existem palavras tão especiais,
mas tão especiais que se chamam
Palavrinhas mágicas: Por favor,
obrigado, desculpe...

São palavras que fazem uma
Diferença danada na vida da gente!

Palavra puxa palavra
Palavrinha e palavrão.
Palavrão é palavra grande,
como compreensão.

Toda palavra faz parte da gente
Igual cabelo. Igual dente.
Mas nem sempre é possível
dizer tudo com palavras.
Por isso existe a dança, o som,o olhar, o toque....

E se você procurar lá no fundão
Vai ver que existem palavras escondidas.

Elas vivem dentro da gente.

Estão bem escondidinhas
Para que ninguém as descubra.

São palavras só nossas,
que querem dizer tudo
Aquilo que a gente é.

A verdade é que a palavra
Tem uma mágica especial,
Um poder diferente.

Faz a gente perceber o mundo
E faz o mundo perceber a gente.

Nenhum comentário: