domingo, 29 de junho de 2008

Dicas de SegurançaTrânsito


Esse recadinho vai para os papais , mamães e responsáveis, são dicas que são muito importantes para segurança dos nossos tesouros:

Para as crianças que vão à escola a pé, vale algumas lembranças:

o Se puder, acompanhe seu filho até os 10 anos de idade;

o Faça e refaça o caminho várias vezes com a criança;

o Opte sempre pelos caminhos mais seguros que às vezes não são os mais curtos;

o Procure as calçadas, as faixas de sinalização e semáforos para pedestres;

o Ensine a criança a olhar várias vezes para os dois lados antes de atravessar a rua e não ficar em pontos cegos como atrás do ônibus, de caçambas, carros e árvores;

o Usar sempre o lema do ver e ser visto, a criança deve fazer contato visual com o motorista antes de atravessa a rua.

Atenção!

v Crianças com 25 Kg podem produzir, em um choque a 50 Km/h, danos idênticos aos observados em uma queda do terceiro andar de um prédio, ou seja, seu corpo desamparado colidiria contra o solo com força equivalente a uma tonelada.

v Crianças transportadas no colo podem, em caso de desaceleração ou colisão, ser esmagadas com o peso da pessoa que a leva no colo, ou mesmo serem projetadas para fora do carro.

v Quando transportadas no banco traseiro do carro, as crianças têm de 35 a 50% menos probabilidade de morrer em um acidente de carro; quando acomodadas em cadeiras de segurança instaladas e usadas corretamente, o risco de morte cai para 71%.



Práticas de Segurança

· Crianças recém-nascidas até pelo menos um ano de idade e 09 Kg devem usar cadeiras de segurança – bebês conforto ou cadeiras conversíveis – instaladas no banco traseiro de costas para o motorista.

· Crianças com mais de um ano de idade e entre 09 e 18 Kg podem ficar em cadeirinhas de segurança viradas para frente.

· Crianças que pesem entre 18 e 36 Kg (normalmente entre 04 e 10 anos) devem usar o assento de segurança que posicione corretamente o cinto de segurança. O cinto de segurança para adulto não protege as crianças deste tamanho dos traumas de um acidente.

· Para que uma criança fique segura usando um cinto, ela deve ter altura suficiente para sentar-se e dobrar seus joelhos na borda do assento sem deslizar.

· Quando a criança estiver grande o suficiente, certifique-se de que os cintos de segurança do seu veículo encaixem nela corretamente. O cinto de 2 pontos deve ajustar de um lado a outro no quadril da criança, não no estômago. O cinto de 3 pontos deve cruzar no centro do ombro, não no pescoço ou garganta. Não deixe suas crianças colocarem o cinto de 3 pontos embaixo dos braços ou por trás das costas. Isto pode resultar em sérios acidentes.

· Leia o manual de instrução da cadeira de segurança e do seu veículo cuidadosamente para uma instalação correta.

· A cadeira de segurança deve estar bem presa ao assento do carro, através do cinto de segurança - ela não pode mover mais de 2 cm de um lado para o outro.

· O banco da frente deve ser a ultima opção para instalar a cadeira de segurança, principalmente nos carros que possuem air bag de passageiro. Caso seja inevitável, afaste o banco dianteiro o máximo possível do painel do veículo e desative o air bag.

· Não utilize uma cadeira de segurança que tenha sido envolvida em acidente.

· Certifique-se de enviar o cartão de registro ao fabricante para que seja notificado em caso de quaisquer problemas ou convocações.

Esteja atento ao selo de certificação de Padrões de Segurança (Européia ou Americana). O Brasil possui a NBR 14400, Norma que estabelece os requisitos de segurança de dispositivos de retenção para criança em veículos (cadeirinha e assento auxiliar), mas esta Norma ainda não é compulsória.


O transporte escolar

Na hora de escolher o transporte escolar, é preciso observar alguns itens:

· É obrigatório que exista cinto de segurança para todos os passageiros do veículo;

· A van deve ter uma liberação do órgão de trânsito responsável;

· Deve haver uma assistente para auxiliar as crianças a descerem do veículo e atravessar a rua.

Nenhum comentário: