segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Quem tem medo do Bicho Papão?

O bicho papão é uma lenda que tem tradição em muitas sociedades. Os adultos costumam colocar medo nas crianças falando que ele as comerá, se as crianças não fizerem o combinado.

No Brasil e em Portugal é comum usar-se o termo bicho-papão, mas curiosamente sua forma física parece nunca ser descrita; também usa-se o termo homem do saco, mas este seria só um homem comum que seqüestra criancinhas.

Nos Países Baixos, ele tem o nome de Zwart Piet (Pedro negro). Ele tem a tarefa de recolher as crianças malvadas ou desobedientes e atirá-las no Mar Negro ou de levá-las para a Espanha. Na verdade, segundo a tradição, esses personagens lúgubres seriam mouros deixados nos Países Baixos durante a ocupação espanhola.

Em Luxemburgo, o Housecker tem no seu saco diversas «rudden», pequenas varas de madeira, como os galhos de um chorão, para bater nas nádegas das crianças desobedientes. Com a evolução da educação, o Housecker não pune mais as crianças, contentando-se em distribuir uma vara, de maneira simbólica, às crianças ou adultos que a merecem. Em geral, trata-se de professores ou políticos locais que as recebem, fazendo rir todo mundo.

Me lembro que quando eu era criança minha mãe falava que se eu não fosse boazinha o bicho papão viria me pegar. Eu dormia com muito medo. Mas graças a deus ele nunca apareceu....

Depois quando meus filhos nasceram, eu simplesmente cantava para niná-los:

" Bicho papão sai de cima do telhado

deixa meu menino dormir sossegado"

E você criança, não fica com medo não. Bicho papão não existe. Eu sei.

Ele nunca apareceu na minha casa, e tenho certeza que não vai aparecer na sua.Podem dormir sossegados.

Fonte: wikipédia