segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Abdias Nascimento


Continuando nossas homenagens e baseado no conceito africano de valorização e respeitar ao tempo, a homenagem de hoje é para Abdias Nascimento, 94 anos de memória viva de afro brasilidades.

Abdias é um homem que tem uma importância muito grande na politica brasileira e as suas intervenções são marcadas pela luta da inserção justa e igualitária do negro na sociedade brasileira.

Na época da ditadura militar, Abdias foi exilado nos Estados Unidos porque já fazia desde da década de 30 um trabalho politico de conscientização e várias reivindicações de direitos civis para os negros.

Com sua ida para os EUA, o TEN ( Teatro Experimental do Negro) que ele criou em meados dos anos 50 deixou de existir.

O TEN foi criado como uma grande alternativa à fomentação de um mercado de discussão diferenciada e de apropriação pelo mercado dos artistas negros, que desde sempre foram considerados "invisíveis" pela mídia.

Deputado Federal, militante pelas causas sociais e étnicas a nível internacional, Abdias foi um dos fundadores do Movimento Negro Unificado, foi atuante na luta pela desapropriação da Serra da Barriga na Republica de Palmares para os descendentes do quilombo, um lutador incansável nos questionamentos e disseminação de politicas publicas anti racistas e tantas outras lutas.

Abdias é mais do que uma personalidade negra brasileira.

É um homem em busca de um sonho.

Politico,militante,dramaturgo,artista plástico,escritor,poeta,Abdias dedicou mais de 70 anos a um sonho de justiça social e legitimação do negro brasileiro na sociedade.

Conheça um pouco mais dessa vida maravilhosa dedicada à Causa Negra no site: http://www.abdias.com.br/

Nenhum comentário: