quinta-feira, 30 de agosto de 2007

E aí, vamos filosofar?


Hoje eu acordei meio pensativo.
Aproveitei que é sábado, e não tem aula e fiquei um tempão rolando na cama.
O motivo de tanta pensação foi o que a professora falou na aula de ontem na escola.
Ela nos disse que íamos estudar Filosofia.
Foi um verdadeiro rebuliço na turma.
Nós ficamos olhando, um para cara do outro sem entender nada.
-Filo? o que? O que é isso?
-Filosofia vem do grego Fhilo quer dizer amigo,amor e Shofia quer dizer sabedoria, saber, ciência.Então podemos dizer que Filosofia é amor à sabedoria. Mas é também um modo de ver a vida e pensar o mundo - respondeu a professora.
Eu, curioso que sou, parei para refletir sobre o assunto.
O do quanto eu já havia pensado sobre o sentido da vida, sobre nossa ação no mundo, sobre a importância do pensamento na evolução do homem.
E vi que de uma maneira ou de outra eu fazia isso o tempo todo no meu no meu dia a dia.
Seja perguntando o porquê das coisas, seja justificando minha forma de pensar sobre determinado assunto.
Perguntei para a professora se ela sabia o que estava acontecendo comigo.
Ela respondeu que eu estava começando a ter um entendimento do meu eu e do mundo ao meu redor. E, que toda criança no fundo no fundo é um filósofo, por que todas as crianças pensam muito sobre a vida.
Eu fiquei maravilhado.
Então Filosofia é isso: Aprender a pensar, aprender a construir uma linguagem para se comunicar melhor, dominar um objeto e descrever sobre ele, justificar o pensamento, as ações, os sentidos, enfim, a vida!
Quer dizer:Eu era um filósofo e não sabia!!
Mas o mais legal disso tudo foi descobrir que Filosofia não é um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário, a filosofia como todas as outras coisas, faz parte da vida da gente.
E aí,vamos filosofar?

Nenhum comentário: