segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Alice e Gigi


(A Pulga  e o Piolho)
Reconto cumulativo  de conto popular  Francês

A Pulga Alice e o Piolho Gigi são dois grandes amigos.

Eles estavam em casa, quando Alice  resolveu sair para ir ao moinho pegar trigo para fazer o pão.
Antes de sair porém, Alice avisou ao seu amigo:
 _Tome cuidado Gigi para não cair na panela de sopa!
Gigi achou  muito engraçado a preocupação da sua amiga e  riu-se a valer:
- Hihiihihi...  Pode deixar minha amiga, isso nunca vai acontecer!

 No entanto, depois que Alice saiu, Gigi resolveu  arrumar a casa,  para quamdo sua amiga chegar  encontrar tudo bem limpinho!!
Gigi  começou  esfregando o chão,  depois lavou a louça, arrumou as gavetas, limpou o fogão e como sobrou  um tempinho, decidiu tirar o pó dos  móveis.
 Depois de tanta trabalheira Gigi estava muito cansado!

E  com  tudo bem limpinho e brilhando  ele resolveu ir até o jardim para tirar um cochilinho debaixo da roseira enquanto esperava sua amiga chegar.

Depois de algum tempo, Alice  voltou e  ficou muito assustada ao encontrar a porta da sala aberta e nada do  seu amiguinho!

Aflita, ela  gritou
- Gigi, Gigi! Onde você está amigo?
Silêncio.
Nesco lesco de Gigi...

Alice procurou em todos os lugares  da casa, mas não encontrou o   seu amigo piolhinho.

 Preocupada pensou: gigi já era! pequeninho do jeito que  ele era devia ter  caído na  panela de sopa  que fervia no fogão!
- Pobre do meu amiguinho! Caiu na panela de sopa e virou um caldinho!
E começou a chorar.
- O que será de mim agora sem meu amigo Gigi?Aqui eu não fico mais! Vou embora dessa casa!Vou sair por esse mundo e encontrar um cachorro pra eu morar! -falou a pulguinha para si mesma

Quando deu alguns uns passos em direção a porta, a mesa lhe perguntou:
- Porque está chorando Pulguinha?
- Meu amigo Gigi, o piolhinho caiu na panela de sopa e virou caldinho. Eu vou embora, pois não quero morar aqui sozinha.

Pensativa, a mesa respondeu:
- Hummmm, se você vai embora, eu também vou com você.
A mesa levantou suas pernas e saiu atrás da pulguinha.

Quando deram mais um passo, o vaso de flores perguntou de seu pedestal
- Porque está chorando Pulguinha ?
- Meu amigo Gigi, o piolhinho caiu na panela de sopa e virou caldinho. Eu vou embora, pois não quero morar aqui sozinha.

O vaso então falou:
-Se a mesa vai contigo, eu também vou!
E saiu andando atrás da mesa.

Quando passaram pela porta, esta perguntou curiosa:
- Porque está chorando Pulguinha ?
-  Meu amigo Gigi, o piolhinho caiu na panela de sopa e virou caldinho. Eu vou embora, pois não quero morar aqui sozinha. A mesa e o vaso resolveram vir comigo também.

Então a porta falou:
-Se a mesa e o vaso vão contigo, eu também vou !
A porta então saltou de suas dobradiças e saiu andando atrás do vaso.

Quando chegaram perto da mangueira, a grande árvore perguntou:
- Porque está chorando Pulguinha ?
- Meu amigo Gigi, o piolhinho caiu na panela de sopa e virou caldinho. Eu vou embora,pois não quero morar aqui sozinha. A mesa, o vaso e porta resolveram vir comigo também.
A mangueira, muito nobre sussurrou:

-Se a mesa, o vaso e porta vão contigo, eu também vou !
A mangueira então retirou suas raízes profundas da terra e foi andando atrás da porta.
Quando todos juntos passaram perto da roseira, o barulho foi tanto que acordou  Gigi.

- Hei! Onde vocês pensam que vão sem mim?- Gritou ele sonolento
A pulga, a mesa, o vaso, a porta e a mangueira pararam imediatamente de andar.
 Quando olharam para trás, lá estava o Gigi se espreguiçando debaixo da roseira.
Vivinho da silva!

Quando contaram a história para o amigo dorminhoco, foi ele quem riu primeiro
Quem riu depois foi a pulguinha...
Quem riu depois foi a mesa...
Quem riu depois foi o vaso...
Quem riu depois foi a porta...
Quem riu depois foi a mangueira...
E todos voltaram alegremente para casa.

A mangueira  enterrou suas raízes na terra, a porta colocou suas dobradiças no lugar, o vaso foi para seu pedestal, a mesa foi para o centro da sala e Alice, a pulguinha se sentou na mesa, enquanto o Gigi, o piolhinho trazia a sopa para os dois comerem.
Depois de tanta confusão, os dois amigos estavam com muita fome!

E a sopa estava deliciosa!

Nenhum comentário: