quinta-feira, 21 de agosto de 2008

lenga lenga


Lengalengas são conhecidas no Brasil como Parlendas. As Parlendas são formas literárias tradicionais, rimadas com caráter infantil ,de ritmo fácil e de forma rápida. Não são cantadas e sim declamadas em forma de texto,estabelecendo-se como base a acentuação verbal.
A maioria dessas lengalengas são de uma terra muito distante além mar, chamada Portugal, que foi onde meu pai nasceu, e isso não deixa de ser uma homenagem a ele. Outras, eu mesma cantei quando era menina.E você será que você conhece alguma?

VAMOS TENTAR DESCOBRIR?

Lagarto pintado

Lagarto pintado, quem te pintou?
Foi uma menina que por aqui passou

Lagarto verde, quem te esverdeou?
Foi uma galinha que aqui passou

Lagarto azul, quem te azulou?
Foi a onda do mar que me molhou

Lagarto amarelo, quem te amarelou?
Foi o sol poente que em mim pisou

Lagarto encarnado, quem te encarniçou?
Foi uma pipa que para mim olhou.


Deixei meu sapatinho

Deixei meu sapatinho
Na janela do quintal
Papai Noel deixou
Um presente de Natal

Querido Papai Noel
Não se esqueça de ninguém
Seja rico ou seja pobre
O velhinho sempre vem!

Um comentário:

Anônimo disse...

lindo!demais...olha,Fafi , eu já trabalhei em creche,e é muito gostoso lidar com os pequenos,eles são fonte eterna de sabedoria pra nós...brigado pelo seu blog...é um oásis de amor!

beijo magico